26 Junho 2025
Acontece
Realizou-se no dia 25 de junho de 2025, na Escola Básica da Retorta, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Campo, em Valongo, a cerimónia de entrega do 1º prémio do 1º escalão do concurso "Era uma vez... o 1.º de Maio", destinada aos alunos desta escola distinguidos no âmbito desta iniciativa promovida pela FNE. A sessão contou com a presença da Diretora do Agrupamento de Escolas de Campo, Valongo, Virgínia Varandas, e da educadora responsável pelo grupo R3, Fernanda Cristina Gonçalves, bem como das dirigentes da Delegação do Porto do Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN), Paula Vilarinho e Marta Gonçalves. Em representação da Federação Nacional da Educação (FNE) estiveram a Vice-Presidente da Mesa do Congresso e do Conselho Geral da FNE, Maria João Cardoso, e o Secretário Nacional, Ricardo Magalhães. Foi distinguido do Grupo R3, do Jardim de Infância da Escola Básica da Retorta, com um trabalho de grupo que se destacou pela sua qualidade e criatividade na abordagem ao significado do 1.º de Maio.
A introdução da entrega do prémio foi feita pela professora Virgínia Varandas, Diretora do AE de Campo, que apresentou às crianças aqueles professores que estavam hoje ali na sua sala, explicando a razão da sua presença e felicitando-os pelo prémio ganho com seu trabalho de grupo. Um exemplar do trabalho premiado era, entretanto, exibido pela orgulhosa educadora do Grupo R3, Fernanda Cristina Gonçalves. A professora Virgínia Varandas convidou, então, as crianças a explicarem o significado dos desenhos patentes no trabalho premiado, o que propiciou momentos agradáveis de estreita interação com as crianças e deu a palavra aos pequenos “artistas”.
Por fim, a professora Maria João Cardoso, Vice-Presidente da Mesa do Congresso e do Conselho Geral da FNE, deu os parabéns a todas as crianças pelo excelente trabalho que o grupo turma tinha realizado, explicou-lhes o significado do Certificado do 1º Prémio do 1º escalão e convidou-os a continuarem a participar neste concurso que se repete todos os anos.
Aproveitou, ainda, a ocasião para anunciar que os trabalhos foram divulgados na publicação mensal da FNE, como forma de reconhecimento e valorização do empenho dos alunos e da escola, a fim de que muitos possam apreciar os lindos e inspirados trabalhos.
Notícias Relacionadas
Erasmus+: o essencial para escolas — da candidatura ao impacto
No dia 03 de dezembro às 17h00, o SPZN - Braga irá realiza...
24 Novembro 2025
Faleceu Natércia Cardeano ex-Presidente do SPZN
Maria Natércia Cardeano Pedrosa, Presidente do SPZN entre...
19 Novembro 2025
Primeira reunião entre a FSUGT e a CNEF sobre o novo CCT
Realizou-se hoje, 19 de novembro de 2025, em São João da...
19 Novembro 2025
A escola tem de ser um lugar seguro: diz não à violência e ao bullying!
Neste dia 6 de novembro, assinala-se o Dia Internacional c...
6 Novembro 2025