SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

FNE e FRAP Algarve unem esforços por melhores condições nas escolas da região


5 Julho 2025

Acontece

FNE e FRAP Algarve unem esforços por melhores condições nas escolas da região

A FNE, representada pelo seu Secretário-Geral Pedro Barreiros, reuniu na tarde do dia 5 de julho de 2025 com a Federação Regional das Associações de Pais do Algarve (FRAP Algarve), numa sessão de trabalho que decorreu entre as 15h00 e as 17h00. A reunião contou ainda com a presença da Presidente da FRAP Algarve, Marta Rodrigues, dos Vice-Presidentes Fernando Machado e Susana Vicente e do Assessor Alberto Santos.


Este encontro teve como principal objetivo aprofundar o diálogo entre ambas as organizações, identificar os principais desafios que afetam as comunidades educativas da região e delinear propostas conjuntas para a sua resolução.

Durante a reunião, a FRAP Algarve apresentou a sua estrutura e missão, sublinhando a importância da articulação com parceiros como a FNE na defesa da qualidade da educação no Algarve.

Entre os temas em destaque, foi abordada a grave carência de recursos humanos, com a ausência de 126 docentes em setembro de 2024, situação que afetou cerca de 13.000 alunos, sobretudo em disciplinas como Matemática, Físico-Química, Português, Educação Especial, Português Língua Não Materna (PLNM) e Inglês.

Também a sobrelotação de turmas em municípios como Faro, Loulé e Portimão e a falta de técnicos especializados e assistentes operacionais foram referidas como problemas urgentes a resolver.

Outro dos pontos críticos debatidos foi o impacto dos constrangimentos tecnológicos na realização das provas digitais em 2025, devido a falhas de rede, escassez de equipamentos e problemas de software, com episódios de interrupções em escolas de Albufeira e Silves.

No campo dos apoios psicossociais, a reunião sublinhou a insuficiência de psicólogos nas escolas da região — com um rácio de 1 psicólogo para 1.500 alunos, muito acima do recomendado (1 para 900) — e o preocupante aumento dos casos de ansiedade e depressão entre os alunos dos 2.º e 3.º ciclos.


Face a este cenário, a FNE e a FRAP Algarve defenderam a necessidade de:

  • um reforço urgente do corpo docente e das equipas técnicas;
  • implementação de um programa regional de apoio psicossocial;
  • e a garantia de equidade no acesso e condições para as provas digitais, com o reforço dos meios tecnológicos nas escolas algarvias.


A FRAP Algarve destacou a importância da criação de um diálogo estruturado e contínuo com a FNE, com vista à construção de posições conjuntas e ao desenvolvimento de soluções alinhadas com as necessidades concretas das comunidades educativas da região. Ambas as organizações manifestaram disponibilidade para o desenvolvimento futuro de parcerias e ações conjuntas.

A FNE reafirma o seu compromisso com a defesa de uma escola pública de qualidade, capaz de responder aos desafios que se colocam às comunidades escolares do Algarve e de todo o país.



FNE, 5 de julho de 2025




Notícias Relacionadas

Encerramento dos serviços SPZN

Encerramento dos serviços SPZN

Informamos que o SPZN, sede e secretariados, encontram-se en...

31 Março 2026

Assembleia Geral Eleitoral do SPZN - 19 de maio 2026

Assembleia Geral Eleitoral do SPZN - 19 de maio 2026

I - Regulamento eleitoral (artigo 30.º dos Estatutos)   ...

28 Março 2026

Assembleia Geral do SPZN

Assembleia Geral do SPZN

Convocatória - Nos termos do artigo 25.º dos Estatutos do...

28 Março 2026

Intervenção do Presidente do SPZN

Intervenção do Presidente do SPZN

Reunião do Conselho Geral do SPZNPorto, 28 de março de 202...

28 Março 2026

Voltar