SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

Valorizar a profissão docente é a melhor forma de combater a falta de professores.


8 Setembro 2025

Acontece

Valorizar a profissão docente é a melhor forma de combater a falta de professores.

Todos os anos, quando se inicia um novo ano letivo, regressa também um tema que há demasiado tempo marca a agenda educativa: a falta de professores. O problema repete-se, agrava-se e parece não encontrar resposta estrutural. Não se trata de uma surpresa ou de uma realidade súbita. Há mais de duas décadas que a FNE alerta para os riscos de uma profissão desvalorizada, marcada pela estagnação salarial, pela ausência de perspetivas de carreira e pela falta de atratividade para os mais jovens.


Já em 2002 a FNE dizia com clareza: “Não há professores a mais, há respostas educativas a menos.” Mas esse alerta foi ignorado pelos sucessivos governos. Hoje, as consequências estão à vista: uma classe docente envelhecida, a saída do sistema de ensino de milhares de professores e educadores e a incapacidade de atrair jovens em número suficiente para responder às necessidades da Escola Pública. Só na próxima década, mais de 4.000 docentes aposentar-se-ão anualmente, colocando o sistema educativo perante um desafio ainda maior.

É verdade que têm sido tomadas algumas medidas para atenuar a carência de professores. Contudo, revelam-se insuficientes face à dimensão do problema. O que continua a faltar é uma visão política de longo prazo e a coragem para concretizar as soluções que há muito estão identificadas: uma revisão justa e profunda do Estatuto da Carreira Docente, o reconhecimento integral de todo o tempo de serviço, uma valorização salarial efetiva, condições e respeito pelos limites do tempo de trabalho, exigência e rigor no cumprimento de regras e tolerância zero para atos de indisciplina e violência escolar, autonomia profissional e a redução da burocracia que afasta os professores da sua verdadeira missão: ensinar.

Um exemplo claro encontra-se na formação inicial de professores. A procura existente demonstra que é possível formar mais docentes, mas o Governo continua a não conseguir abrir vagas suficientes para responder as necessidades do futuro. Este bloqueio compromete não só a renovação geracional como também a qualidade da Educação.

A pergunta impõe-se: será possível iniciar um ano letivo sem notícias de falta de professores? A resposta é sim! mas apenas quando houver uma mudança estrutural na forma como se encara a profissão docente e se planificam as necessidades do sistema educativo. Enquanto se insistir em medidas avulsas, temporárias e insuficientes, o problema continuará a repetir-se.

É urgente valorizar a profissão docente em todas as suas dimensões: melhorar salários, reposicionar os docentes no escalão a que têm direito, rever o modelo de avaliação, garantir estabilidade profissional, assegurar condições de trabalho dignas e motivadoras. Paralelamente, é indispensável repensar a formação inicial e contínua, tornando-as mais atrativas e ajustadas às necessidades do sistema educativo e de cada um dos docentes.

Sem estas mudanças estruturais, Portugal corre o risco de perder professores e afastar potenciais candidatos. Só através da valorização efetiva da carreira docente será possível assegurar a renovação geracional, a estabilidade das escolas e a qualidade da educação. O país precisa de coragem política para colocar a Educação no centro das prioridades nacionais.

Só assim será possível preparar devidamente cada ano letivo e garantir que deixamos de iniciar setembro com a mesma notícia de sempre: a falta de professores.

 

Porto, 8 de setembro de 2025

 

Pedro Barreiros
Secretário-Geral da FNE





Notícias Relacionadas

SPZN promove Plenários Sindicais Distritais sobre a revisão do Estatuto da Carreira Docente

SPZN promove Plenários Sindicais Distritais sobre a revisão do Estatuto da Carreira Docente

O Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN) vai realiza...

24 Outubro 2025

Abertura do ano escolar da disciplina de EMRC

Abertura do ano escolar da disciplina de EMRC

No dia 11 de outubro de 2025, no Colégio D. Diogo de Sous...

15 Outubro 2025

FNE lança Consulta Nacional a Docentes sobre as condições de abertura do ano letivo

FNE lança Consulta Nacional a Docentes sobre as condições de abertura do ano letivo

A Federação Nacional da Educação (FNE), em parceria co...

9 Outubro 2025

Encontro Pedagógico - O futuro da Educação e o papel das emoções

Encontro Pedagógico - O futuro da Educação e o papel das emoções

Durante a manhã deste passado sábado, dia 4 de outubro, o ...

6 Outubro 2025

Voltar