1 Outubro 2025
Acontece
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Professor, realizou-se na Escola Básica de Antas, em Vila Nova de Famalicão, um momento de partilha e reflexão que reuniu Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo em exercício neste estabelecimento de ensino.
Durante o encontro foram abordados temas centrais da atualidade educativa, nomeadamente a atratividade da carreira docente, as condições de trabalho, a burocracia excessiva que afeta o quotidiano das escolas, bem como a necessidade de um claro entendimento entre a componente letiva e não letiva. Foi ainda debatida a importância e especificidade do modelo de monodocência no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Os docentes presentes partilharam preocupações e constrangimentos sentidos no exercício da sua atividade profissional, mas evidenciaram igualmente a dedicação, o compromisso e a paixão com que diariamente abraçam a missão de ensinar e de contribuir para o desenvolvimento integral das crianças.
Este momento, integrado nas iniciativas promovidas pelo SPZN no âmbito do Dia Mundial do Professor, reforça a importância do diálogo e da reflexão conjunta sobre os desafios e as oportunidades que se colocam à profissão docente, valorizando o papel essencial dos professores na construção de uma escola pública de qualidade.
O SPZN continuará a promover momentos de proximidade e construção conjunta com os docentes, defendendo o reconhecimento, a valorização e a dignificação da carreira docente, pilares fundamentais para garantir o futuro da educação em Portugal.
Viva a Escola!
Viva a Educação!
Viva os Professores!
SPZN, 1 de outubro de 2025
www.obrigadoprofessor.pt
Notícias Relacionadas
Mais e Melhores Salários em 2026
O Secretariado Nacional da UGT aprovou, por unanimidade e ...
1 Outubro 2025
Dia Mundial do Professor
SPZN e FNE assinalam o Dia Mundial do Professor com hastear ...
1 Outubro 2025
Dia Mundial do Professor assinalado na EB de Antas, em Famalicão
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Professor,...
1 Outubro 2025
"EM DUAS PALAVRAS" - SALÁRIOS DIGNOS
A Educação é o pilar de qualquer sociedade democrática e...
25 Setembro 2025