A Federação Nacional da Educação (FNE) promove no próximo sábado, dia 8 de novembro de 2025, na Sede da UGT, em Lisboa, mais uma edição do Fórum FNE, que este ano decorre sob o lema “Em Duas Palavras: Carreiras Valorizadas”.
Realizado anualmente e por ocasião do
43.º aniversário da FNE, este Fórum constitui um espaço de reflexão, partilha e debate sobre os desafios atuais e futuros da docência e dos trabalhadores de apoio educativo (TAE). A iniciativa pretende reforçar uma ação sindical transformadora, centrada numa intervenção participativa e inovadora, capaz de integrar as novas realidades da Educação e de promover um quadro legal mais justo, inclusivo e valorizador das carreiras.
A sessão de abertura decorrerá às 10h00 e contará com as intervenções de Pedro Barreiros, Secretário-Geral da FNE, e Marisa Garrido, Secretária de Estado da Administração Pública.
Entre os oradores convidados destacam-se Pedro Freitas (Investigador Associado da Universidade de Oxford), Ana Balcão Reis (NOVA SBE) e os deputados Aida Carvalho (PS) e Pedro Alves (PSD), num programa que integra quatro painéis de debate com a participação de personalidades e dirigentes ligados à Educação em Portugal.
O primeiro painel terá início pelas 10h30, com José Cordeiro (Secretário-Geral Adjunto da UGT), Alberto Veronesi (Diretor do Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais) e João Dias da Silva (Presidente da AFIET), que abordarão o tema “O espaço de ação profissional dos professores”.
Seguidamente, Pedro Freitas e Ana Balcão Reis apresentarão o painel “Um olhar sobre o sistema educativo”, propondo uma análise aprofundada dos principais desafios e tendências do setor.
A tarde do Fórum terá início às 14h30, com dois debates em simultâneo: um dedicado ao modelo de avaliação do desempenho docente, e outro ao modelo de estruturação das carreiras dos trabalhadores de apoio educativo (TAE), ambos com a participação de dirigentes dos Sindicatos da FNE.
Seguindo-se um painel que contará com a presença dos deputados Aida Carvalho (PS) e Pedro Alves (PSD), sob o tema “Investir na Educação para construir o futuro”, que procurará lançar pistas para políticas públicas capazes de valorizar as carreiras e reforçar a centralidade da Educação no desenvolvimento do país.
O Fórum FNE 2025 afirma-se, assim, como um espaço privilegiado de reflexão e construção de propostas, num momento em que se impõe pensar a Escola e a Educação do futuro, garantindo melhores condições de trabalho e de valorização profissional para todos os que contribuem diariamente para o sucesso educativo.
O encerramento estará a cargo de Pedro Barreiros e de Gabriel Constantino, Presidente da Mesa do Congresso e do Conselho Geral da FNE.
- Após a formação, o(a)s educadore(a)s e professore(a)s interessado(a)s poderão solicitar à FNE (secretariado@fne.pt) o reconhecimento e certificação deste Fórum como uma “Ação de Curta Duração”, de 4 horas, nos termos do Despacho nº 5741/2015, de 29 de maio, retificado pela Declaração de retificação nº 470/2015, de 11 de junho.
- O Certificado de Ação de Curta Duração tem o custo de 5€ e será emitido, de acordo com a lei, no prazo de 30 dias úteis após o evento.
- O pagamento deve ser feito por transferência bancária para o IBAN da AFIET PT50.0036.0073.99100011284.02 - BIC/SWIFT: MPIOPTPL e enviado o comprovativo juntamente com o pedido de reconhecimento e certificação.
- Será entregue a todos os participantes um certificado de presença.
INSCRIÇÕES FECHADAS - LOTAÇÃO ESGOTADA
CONSULTE AQUI O PROGRAMA COMPLETO
