16 Janeiro 2025
Acontece
O Observatório da Convivência Escolar fez chegar às escolas de todo o país um convite para que, entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2025, se assinale a "Semana da Convivência Escolar".
Numa altura em que se torna essencial reforçar o trabalho que vem sendo feito no sentido de garantir que em todas as escolas se viva em saudável convivência, o Observatório desafiou as escolas a organizarem iniciativas que tenham por objetivo estimular os comportamentos e as atitudes que contribuem para um ambiente escolar positivo, solidário e culturalmente consciente, visando dessa forma um maior sucesso escolar por parte dos alunos.
As escolas são genericamente, e devem ser estimuladas a continuarem a ser, ambientes de trabalho positivos e seguros de ensino e aprendizagem, de cidadania e de democracia e nesse sentido entende-se que importa fortalecer as ações que em muitas circunstâncias vão sendo por elas realizadas com aqueles objetivos.
Além do convite enviado às escolas, as sete entidades que constituem o Observatório da Convivência Escolar vão promover, elas próprias, durante essa semana, iniciativas de alto valor acrescentado, cujo calendário será brevemente dado a conhecer.
O Observatório da Convivência Escolar também apela a todas as escolas portuguesas que lhe façam chegar as boas práticas que foram, estão a ser ou virão a ser postas em prática, no âmbito da promoção de um clima escolar saudável.
O Observatório da Convivência Escolar é constituído pela FNE – Federação Nacional da Educação, a AFIET - Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho, CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais, ANDAEP – Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), IAC - Instituto de Apoio à Criança e APF – Associação para o Planeamento da Família.
Notícias Relacionadas
Procura de cursos de professores foi três vezes superior às vagas existentes
As 305 vagas abertas para cursos de formação de professore...
13 Setembro 2025
Valorizar a profissão docente é a melhor forma de combater a falta de professores.
Todos os anos, quando se inicia um novo ano letivo, regres...
8 Setembro 2025
PÚBLICO | Pedro Barreiros: "Há falta de planificação das necessidades das escolas"
PÚBLICO - Edição de 5 de setembro 2025 | Pedro Barrei...
5 Setembro 2025
Nota de pesar pelo acidente no Elevador da Glória
A Federação Nacional da Educação recebeu com enorme tr...
4 Setembro 2025