20 Junho 2024
Aposentados SPZN
No âmbito da disciplina de Arte em Movimento, no passado dia 18 de junho, os professores aposentados do SPZN visitaram a vila de Arcos de Valdevez, rica em património histórico-cultural.
Inserida no Programa Letivo dos Aposentados SPZN, esta disciplina procura cultivar o olhar artístico e veia criativa nestes nossos associados que já não se encontram no ativo. A vila raiana do Alto Minho foi a escolhida para esta visita de final de ano, com vários locais dignos de serem explorados. Assim, o dia dos aposentados do SPZN começou com a visita ao Paço da Giela, monumento nacional desde 1910, composto por uma torre medieval e um paço quinhentista cheio de caráter. Posteriormente, seguiram para a Igreja Matriz de Arcos de Valdevez, passando por aquelas ruas e vielas com uma arquitetura tão rica em história.
Depois do estômago reconfortado, foi tempo de conhecer o Centro de Ciência Viva dos Arcos, comummente designado de Oficinas de Criatividade Himalaya, reabilitado na antiga escola secundária.
Este espaço é dedicado à figura e legado de um dos maiores cientistas e visionários portugueses da viragem do século XIX, o Padre Manuel Himalaya, nascido em Arcos de Valdevez, e ali sepultado, mas que terá percorrido o mundo na procura incessante de novas abordagens científicas e de conhecimento.
Observe o retrato deste dia através da galeria de fotos (a seguir) e das palavras da professora da disciplina, Suzana Faro:
"18 de junho foi o dia da visita de "Arte em Movimento" a Arcos de Valdevez, de percorrer as acolhedoras ruas da vila, de (para os mais curiosos) espreitar igrejas e capelas, de descoberta de inspirados painéis pintados nas paredes, de apreciar as belas e verdejantes paisagens nas margens do rio Vez, de conhecer a obra escultórica de José Rodrigues celebrando o torneio de Valdevez que, em 1141, contribuiu para alicerçar a independência de Portugal - ali, em Arcos de Valdevez, "onde Portugal se fez".
Uma visita feita também de surpresas. Viajando no tempo, dos dias de hoje até às primeiras ocupações do território; lendo as horas num relógio de água; ou descobrindo a enorme e surpreendente criatividade do Padre Himalaya - um homem muito "à frente do seu tempo"."
Galeria de fotos:
Notícias Relacionadas
Visita de estudo ao Museu da indústria Têxtil da Bacia do Ave
No dia 21 de outubro, um grupo de Professores aposentados re...
31 Outubro 2025
Aposentados SPZN iniciam ano letivo com visita à Zona Ribeira do Porto
Arte a céu aberto na zona ribeirinha do Porto A zona rib...
1 Outubro 2025
Arte em Movimento visita S. João da Madeira + Avanca 4 de junho
O programa "Arte em Movimento" tem um novo desafio: uma visi...
20 Maio 2025
Almoço Convívio de Natal 2024
Efetuou-se mais um agradável convívio "Natalício" no dia ...
24 Fevereiro 2025