SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

Entre o Douro e o Sabor, MOTOProf voltou às estradas do distrito brigantino


2 Julho 2024

Ação Social e Cultural

Entre o Douro e o Sabor, MOTOProf voltou às estradas do distrito brigantino

A Distrital de Bragança do SPZN realizou, no dia 29 de junho, o tradicional MOTOProf, desta vez de regresso às estradas do distrito brigantino, em mais um dia de saudável convívio entre sócios e amigos.

Este ano, o evento teve dupla celebração: os 50 anos do SPZN e a conquista histórica da FNE na chegada a acordo com a tutela sobre a recuperação do tempo de serviço. Sob o lema "Conseguimos!", os professores motards enfrentaram a chuva que, mesmo insistindo, não retirou a beleza das paisagens proporcionadas pelo Sabor e pelo Douro. Saboreando as curvas destes rios com vistas d'ouro, o grupo de amigos e colegas iniciou o percurso em direção a Alcanizes, Espanha.

Já em terras de nuestros hermanos, o céu pintou-se de cinzento, fazendo antecipar o clima que acompanharia o resto da viagem. Depois de atravessada, de novo, a fronteira para Miranda do Douro, os motards – ainda enxutos - tiveram oportunidade de se deslumbrar com a vista do Miradouro da Catedral. Lavadas as vistas, foi tempo de uma pausa para o lanche e de ficar a conhecer a Casa da Cultura Mirandense. Na despedida da cidade raiana, os céus choraram e obrigaram a alterar o plano, retirando do percurso dois dos três miradouros previstos. Assim, os motards dirigiram-se à aldeia do Picote, para ficar a conhecer o Miradouro da Fraga do Puio, onde o nevoeiro se instalou, dificultando o vislumbrar daquela natureza tão virgem.

Chegada a hora de aconchegar o estômago, o grupo de motards, sempre acompanhado pela chuva insistente, dirigiu-se a Castro Vicente, para almoçar no
Restaurante "O Apolinário". Aqui, foi tempo de confraternizar com pratos largos e copos cheios, à boa moda transmontana. Enquanto se trocavam risos e conversas, o São Pedro decidiu dar tréguas, trazendo de volta o sol. Decididos a aproveitar a deixa, os participantes rumaram a Macedo de Cavaleiros, cidade que tem o São Pedro como padroeiro e que celebrava, naquele dia, a data em sua homenagem.

Por forma a terminar o dia, um clima caloroso aguardava-os na Praia Fluvial do Azibo, onde, mais uma vez, se juntaram em convívio para partilhar histórias e estreitar amizades.

Galeria de fotos: 

MOTOProf 2024

Notícias Relacionadas

Caminho da Geira e dos Arrieiros

Caminho da Geira e dos Arrieiros

Caminho da Geira e dos ArrieirosAs inscrições são para s...

12 Março 2025

Caminho de Fátima pela costa 12ª e última etapa

Caminho de Fátima pela costa 12ª e última etapa

No dia 7 de Dezembro de 2024, depois de atravessar um troço...

25 Fevereiro 2025

Professores Aposentados em Visita Cultural a Barcelos

Professores Aposentados em Visita Cultural a Barcelos

O SPZN  realizou uma visita a Barcelos, no dia 12 de fevere...

20 Fevereiro 2025

SPZN Inicia 2025 com grupo a calcorrear o Caminho Inglês

SPZN Inicia 2025 com grupo a calcorrear o Caminho Inglês

Ano novo, caminho antigo…  A iniciar 2025, nos dias 11 e...

11 Janeiro 2025

Voltar