secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

MOTOProf pelo Douro Vinhateiro 6.6.23


20 Junho 2023

Ação Social e Cultural

MOTOProf pelo Douro Vinhateiro 6.6.23

A Distrital de Bragança, em colaboração com o Departamento de Ação Social e Cultural do SPZN, promoveu no dia 17 de junho o tradicional MOTOProf, desta vez pelas estradas do belo e profundo Douro, em mais um dia de saudável convívio entre sócios e amigos, e com a designação Douro 6.6.23.

No ano em que o SPZN comemora os 50 anos, não podemos deixar de lembrar o trabalho abnegado de todos os Profissionais da Educação e as injustiças impostas pela tutela. Tal como o Douro Vinhateiro, cheio de extenuantes socalcos e “escadarias” infindáveis, assim é a vida do professor.


Nesta analogia, a diferença reside na colheita. Enquanto as vinhas do Douro dão fruto, que todos os anos colhemos e transformamos em néctar, o fruto do trabalho dos Professores e Educadores portugueses, de 6 anos, 6 meses e 23 dias, ainda não o podemos colher. Afinal, seis, seis, vinte e três, quando chega a nossa vez? Continuemos a lutar!

Sob as asas do 6.6.23, a Pousada da Juventude, em Alijó, foi o ponto de encontro de todos os participantes. Serpenteando as estradas características do Douro, a primeira paragem foi na zona ribeirinha da vila do Pinhão, sendo esta o centro geográfico da Região Demarcada do Douro.

Depois de um breve repouso, o grupo de professores motoqueiros retomou o caminho, passando junto do extraordinário edifício da Estação de Caminhos de Ferro, construído no final do séc. XIX, cujas paredes são inteiramente revestidas de painéis de azulejos. Atravessando o rio Douro para a margem esquerda, era hora de rolar na famosa e mais bonita estrada do mundo, que liga a vila do Pinhão à cidade do Peso da Régua, a mundialmente famosa Estrada Nacional 222 (EN222).

Numa extensão de 28 Km, os amantes de roadtrips puderam ziguezaguear entre curvas e contracurvas, vinhedos e socalcos. Chegados ao Peso da Régua, foi hora de dar repouso às máquinas e aconchegar o estômago no Restaurante Rodízio RC Douro.

Depois de “bem servidos e de bem comidos”, os participantes rumaram à aldeia de Galafura, passando novamente por entre vinhas e socalcos, na sinuosa estrada que atravessa várias aldeias durienses. Já em Galafura, o percurso continuou em direção a São Leonardo e “à proa dum navio de penedos, a navegar num doce mar de mosto, Capitão no seu posto de comando” para vislumbrar o Douro que corre serpenteando o vale “entre as ondas da eternidade”. É uma incrível e orgulhosa paisagem, descrita num dos famosos poemas de Miguel Torga, que nos suspende a respiração num miradouro a 640 metros de altura e que nos deixa “prolongar os horizontes até onde se extinga a cor da vida”.

Após a fotografia de grupo e para tranquilizar os sentimentos em turbilhão perante tanta beleza, os participantes foram presenteados com um lanche “telúrico” entre “sorvos de cheiro a terra e a rosmaninho”, dando-se, assim, por terminado este dia de aventura e alegre convívio.

MOTOProf 6.6.23


Veja aqui o registo em vídeo deste dia:


Notícias Relacionadas

SPZN na segunda jornada do Caminho de Santiago-Finisterra-Muxia

SPZN na segunda jornada do Caminho de Santiago-Finisterra-Muxia

Ciente da importância do exercício físico e da fé e es...

20 Junho 2023

Entre o Douro e o Sabor, MOTOProf voltou às estradas do distrito brigantino

Entre o Douro e o Sabor, MOTOProf voltou às estradas do distrito brigantino

A Distrital de Bragança do SPZN realizou, no dia 29 de ju...

20 Junho 2023

SPZN na sexta etapa do Caminho de Fátima pela costa

SPZN na sexta etapa do Caminho de Fátima pela costa

No dia 22 de junho, o SPZN deu continuidade ao caminho at...

20 Junho 2023

Entre o Douro e o Sabor, o MOTOProf de volta às estradas

Entre o Douro e o Sabor, o MOTOProf de volta às estradas

A Distrital de Bragança, em colaboração com o Departament...

20 Junho 2023