SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Portugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

Secretariado Nacional da FNE aprovou quatro resoluções e plano de ação


7 novembro 2025

Notícias FNE

Secretariado Nacional da FNE aprovou quatro resoluções e plano de ação
O Secretariado Nacional da FNE reuniu esta tarde em Lisboa, para análise da situação social, económica e sindical do momento e apreciação e análise dos processos negociais em curso, nomeadamente a negociação do Estatuto da Carreira Docente.

Nesta reunião foram ainda votados e aprovados por unanimidade o Plano de Atividades da FNE para 2026, assim como três resoluções que visam diferentes pontos e preocupações no sistema educativo:

  •     Ausência de negociação no Ensino do Português no Estrangeiro (EPE)

  •     Do anúncio à ação: FNE exige medidas concretas para os Técnicos e Trabalhadores de Apoio Educativo

  •     Negociação da Revisão do Estatuto da Carreira Docente


    Destaque ainda para uma quarta resolução intitulada "Contra o ataque aos direitos dos trabalhadores" que a FNE fez chegar à direção da UGT, considerando que após análise e debate às alterações ao Código do Trabalho propostas no Anteprojeto de Lei da reforma da legislação laboral apresentado pelo XXV Governo da República Portuguesa, as alterações a mais de 100 artigos do Código do Trabalho, propostas neste documento, implicam mudanças profundas em áreas como a parentalidade, flexibilidade laboral, formação, período experimental e o direito à greve.

    Por isso a FNE sugere à UGT que promova, com carácter urgente, uma posição conjunta e pública de todas as Federações e Sindicatos da UGT contra a atual proposta de reforma laboral; Sejam encetadas diligências institucionais e políticas com vista à alteração da forma como está a ser conduzido este processo; Caso o Governo não recue nas suas intenções e não aceite realizar um verdadeiro e construtivo processo negocial, a UGT avalie a possibilidade de convocar uma Greve Geral, em defesa dos direitos dos trabalhadores e da dignidade do trabalho em Portugal.

    A FNE, através do seu Secretariado Nacional, reafirma a sua total disponibilidade para participar ativamente em todas as ações sindicais promovidas pela UGT e em qualquer processo de revisão das atuais propostas, com o objetivo de as transformar em medidas positivas para os trabalhadores, assegurando que nenhuma reforma será imposta contra aqueles que representa e que a democracia, a negociação coletiva e a defesa dos direitos laborais continuam a ser pilares estruturantes da sociedade portuguesa, incluindo, se necessário, a adoção das formas de luta indispensáveis para travar qualquer retrocesso de direitos.


    Lisboa, 7 de novembro de 2025

    O Secretariado Nacional da FNE

Notícias Relacionadas

O SALÁRIO NÃO PODE FICAR NA ESTRADA

O SALÁRIO NÃO PODE FICAR NA ESTRADA

FNE alerta para o peso crescente das deslocações no re...

20 setembro 2026

Balanço da nova reunião negocial sobre o RJEPE

Balanço da nova reunião negocial sobre o RJEPE

A Federação Nacional da Educação (FNE), representa...

17 setembro 2026

RESOLUÇÃO FNE - O fim das vagas não tem de esperar pelo novo ECD

RESOLUÇÃO FNE - O fim das vagas não tem de esperar pelo novo ECD

O Secretariado Nacional da FNE, reunido em 17 de setembr...

17 setembro 2026

FNE apresenta Mapa Nacional de Necessidades Docentes 2035

FNE apresenta Mapa Nacional de Necessidades Docentes 2035

Não queremos uma guerra de números. Queremos dados, plan...

14 setembro 2026

Voltar