SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Portugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

Nova ronda negocial entre FNE e MECI sobre a revisão do modelo de recrutamento e colocação de docentes - Tema 2 (ECD)


17 abril 2026

Notícias FNE

Nova ronda negocial entre FNE e MECI sobre a revisão do modelo de recrutamento e colocação de docentes - Tema 2 (ECD)
A Federação Nacional da Educação (FNE) e o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) reúnem-se na próxima segunda-feira, 20 de abril, às 09h00m, nas instalações do MECI, na Av. Infante Santo, nº 2.

Esta será uma reunião negocial no âmbito do processo de revisão do Estatuto da Carreira Docente, dedicada ao Tema 2 do protocolo negocial e, em particular, ao modelo de recrutamento e colocação de docentes.

A FNE já fez chegar à tutela, no dia 8 de abril, como acertado na reunião de trabalho realizada a 25 de março, o seu primeiro Parecer Político-Técnico sobre este tema, reforçando que a revisão do modelo de recrutamento e colocação de docentes constitui uma oportunidade relevante para melhorar a eficiência do sistema educativo. Todavia, essa revisão não pode ser realizada à custa da equidade, da transparência e da estabilidade da carreira docente. A modernização do sistema deve reforçar os princípios estruturantes da profissão e não fragilizá-los.

A FNE manifesta, por isso, total disponibilidade para aprofundar este diálogo no âmbito do processo negocial, contribuindo de forma construtiva para um ECD que responda aos desafios presentes e futuros do sistema educativo.

A FNE apresentará, em momento posterior, a sua proposta de articulado e de concretização dos procedimentos concursais, clarificando a sua posição em função dos elementos que venham a ser apresentados, na reunião, pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação.

A delegação da FNE estará disponível para declarações no final da reunião.
 

Porto, 17 de abril de 2026
A Comissão Executiva da FNE

Notícias Relacionadas

Consulta Nacional aos Docentes do Ensino Português no Estrangeiro (EPE)

Consulta Nacional aos Docentes do Ensino Português no Estrangeiro (EPE)

A FNE promove esta consulta junto dos docentes do Ensino...

3 junho 2026

FNE em reunião de negociação relativa à revisão do Regime Jurídico do RJEPE

FNE em reunião de negociação relativa à revisão do Regime Jurídico do RJEPE

O Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros e o Secretári...

29 maio 2026

Jornal FNE - maio 2026

Jornal FNE - maio 2026

A edição de maio 2026 do Jornal FNE já está disponíve...

29 maio 2026

Contratação coletiva exige compromisso e respeito pelo que foi negociado

Contratação coletiva exige compromisso e respeito pelo que foi negociado

A negociação coletiva é, para a FNE, muito mais do que ...

27 maio 2026

Voltar