SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Portugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

Parecer FNE sobre Propostas de alteração aos DL n.º 51 e n.º 57-A de 2024


28 julho 2025

Notícias FNE

Parecer FNE sobre Propostas de alteração aos DL n.º 51 e n.º 57-A de 2024
A FNE fez chegar na passada 6ª feira, dia 25 de julho, ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) o seu parecer sobre as Propostas de alteração apresentadas pela tutela aos DL n.º 51 e n.º 57-A de 2024.

Esta proposta surge do reconhecimento que a aplicação do DL n.º 51/2024 “evidenciou a necessidade de proceder à atualização e à clarificação de algumas das medidas e à introdução de medidas adicionais”.

A FNE reconhece a necessidade de medidas de carácter excecional e temporário, que visem mitigar o problema da escassez de professores no imediato. Por isso mesmo, considera importante que, após um ano da sua aplicação, as medidas sejam revistas e melhoradas.

Todavia, para a FNE o problema da escassez de professores resolve-se com o desenvolvimento de políticas públicas educativas estruturais que valorizem e dignifiquem a profissão docente e, consequentemente, todo o sistema educativo.

A escola pública de qualidade começa na dignidade de quem nela trabalha. É, por isso, urgente e inadiável a valorização da carreira docente — de toda a carreira docente — elevando o seu estatuto remuneratório, desde os escalões iniciais, até aos últimos escalões.

Nesse sentido, a FNE vem reiterar a necessidade de uma valorização efetiva e global da carreira docente, que se traduza em medidas concretas com impacto real em todas as fases do percurso profissional.

A valorização da carreira docente é a resposta estrutural que o país precisa para garantir a atratividade da profissão e a motivação dos atuais e futuros docentes.

CONSULTE AQUI O PARECER FNE

Notícias Relacionadas

Resultados da Consulta Nacional FNE/AFIET - Burocracia e excesso de trabalho no topo das preocupações

Resultados da Consulta Nacional FNE/AFIET - Burocracia e excesso de trabalho no topo das preocupações

Esta Consulta teve por objetivo conhecer a avaliação q...

24 julho 2026

FNE prevê início do novo ano letivo com problemas do passado

FNE prevê início do novo ano letivo com problemas do passado

A FNE realizou na manhã de 24 de julho, no Auditório do ...

24 julho 2026

Publicado CCT - União das Misericórdias Portuguesas / FNE e OUTROS

Publicado CCT - União das Misericórdias Portuguesas / FNE e OUTROS

Foi publicado o Boletim do Trabalho e Emprego, nº27, com ...

23 julho 2026

Balanço da reunião desta manhã entre FNE e MECI

Balanço da reunião desta manhã entre FNE e MECI

A FNE reuniu na manhã desta quarta-feira, 22 de julho, ...

22 julho 2026

Voltar