16 Julho 2024
Atualidade
O Secretariado Nacional (SN) e o Conselho Geral (CG) da FNE reuniram no Luso, respetivamente a 12 e 13 julho de 2024, para análise da situação político-sindical e preparação de iniciativas futuras.
A apresentação dos resultados da “Consulta Nacional Educação Inclusiva – Docentes e Direções das Escolas” e da “Consulta Nacional sobre a carreira docente e as condições de exercício profissional 2023-204”, promovidas pela FNE em parceria com a AFIET, foram o ponto de abertura da reunião do SN, com um debate em torno das conclusões alcançadas.
O SN aprovou por unanimidade duas resoluções: “Profunda Satisfação pela Aprovação do Decreto-Lei de Recuperação do Tempo de Serviço dos Professores” e “Congratulação pela prorrogação dos contratos dos técnicos superiores especializados e reivindicação de medidas urgentes” (Pessoal de Apoio Educativo/Não Docente).
Na Resolução relativa aos docentes, a FNE manifesta a sua profunda satisfação pela aprovação, em Conselho de Ministros, do Decreto-Lei que consagra a recuperação do tempo de serviço dos professores, dando sequência ao acordo celebrado no dia 21 de maio de 2024, entre a FNE e o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI).
Na Resolução relativa ao Pessoal de Apoio Educativo, a FNE congratula-se com a decisão do MECI de prorrogar os contratos dos técnicos superiores especializados, o que vem ao encontro de uma reivindicação antiga da Federação e dos próprios técnicos especializados. Esta medida permitirá ajudar a garantir a estabilidade do ensino público e o normal funcionamento das escolas no próximo ano letivo.
Conselho Geral aponta baterias ao futuro
Na manhã de 13 de julho, no Luso, o CG da FNE ficou também a conhecer os resultados das duas Consultas Nacionais da FNE/AFIET do corrente ano, abrindo-se depois o espaço para debate sobre a preparação do próximo ano escolar, em termos de ação sindical da FNE.
O Secretário-Geral, Pedro Barreiros, fez junto do CG da Federação a análise do seu primeiro ano de mandato como líder da FNE, num ano marcado pelo recente e histórico acordo com a tutela sobre a recuperação do tempo de serviço, apontando de seguida as baterias às iniciativas futuras que o próximo ano letivo já espera.
Conferência de Organização promoveu debate coletivo
Com o objetivo de reforçar o papel reivindicativo da FNE, foi promovido um debate com a participação e o envolvimento dos dirigentes, para aperfeiçoar a ação sindical da federação e alcançar os objetivos definidos para os três anos restantes do mandato 2023 - 2027. O debate aconteceu na tarde de 13 de julho, sob a forma de uma conferência de organização.
A sessão de abertura ficou a cargo de Gabriel constantino (Presidente do Conselho Geral da FNE) e João Dias da Silva (Presidente da AFIET). No período dedicado ao “Balanço do 1º ano de mandato” intervieram os Vice-Secretários-Gerais da FNE António Jorge Pinto, Manuel Teodósio, José Cordeiro e Josefa Lopes.
No tempo previsto para os “Planos de Intervenção Futura”, as intervenções couberam aos Secretários-Gerais Adjuntos José Ricardo Coelho, José Luís Abrantes, Paulo Fernandes e Cristina Ferreira. Estes dois momentos da conferência foram muito ricos em debate com os participantes.
Através da análise conjunta da trajetória da Federação no último ano, a FNE deve ser capaz de identificar as oportunidades para se tornar uma organização ainda mais dinâmica, ativa e eficaz na defesa dos interesses dos seus associados e dos trabalhadores que representa.
Todos juntos, reconhecendo proativamente os desafios para desenvolver soluções inovadoras e colaborativas para os superar. A FNE acredita que a união e a colaboração entre todos, com o reconhecimento da importância da contribuição individual e coletiva, são pilares fundamentais para o fortalecimento da Federação.
Galeria de imagens em https://www.flickr.com/photos/fneduca/
Notícias Relacionadas
Professores surpreendidos com altas taxas de retenção e descontos milionários de IRS no salário deste mês
Há docentes com taxas de retenção na fonte acima dos 44% ...
22 Novembro 2024
Medicina do Trabalho - Um passo em direção à valorização dos profissionais da Educação.
A Federação Nacional da Educação, FNE, congratula-...
23 Outubro 2024
Plano de ação para a Comunicação Social
UGT exige debate público e diálogo com os sindicatos Po...
15 Outubro 2024
Professores exigem justiça: FNE entrega abaixo-assinado ao MECI com 4.269 assinaturas
A Federação Nacional da Educação (FNE) entregará...
13 Outubro 2024