SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

“Repetição de promessas”. FNE critica programa do Governo


18 Junho 2025

Comunicação Social

“Repetição de promessas”. FNE critica programa do Governo

A Federação Nacional da Educação (FNE) considera que a promessa de tornar a carreira “mais atrativa, transparente e equitativa”, tal como consagrado no programa do Governo, “é demasiado vaga e não garante a contabilização do tempo de serviço perdido nas transições de carreira, da resolução das desigualdades acumuladas, nem a aplicação de tais medidas num curto prazo de forma a resolver, com qualidade, o problema da falta de professores”.

A estrutura liderada por Pedro Barreiros reagiu esta terça-feira ao programa do Governo, apresentado no Parlamento, por Luís Montenegro, rejeitando qualquer revisão do Estatuto da Carreira Docente que ponha em causa direitos adquiridos ou que aprofunde a precariedade.

A federação considera que a supressão das quotas no acesso aos 5.º e 7.º escalões é positiva, mas exige garantias da sua rápida concretização, e não meras intenções para “até ao final da legislatura”. Também considera positiva a atualização “em alta” dos primeiros escalões remuneratórios, mas adianta que será insuficiente se não for acompanhada de uma valorização transversal de toda a carreira.

A desburocratização e autonomia docente é recorrente em discursos políticos, acusa a FNE e, por isso, exige um plano de ação claro para reduzir a carga administrativa que retira tempo ao ensino e à aprendizagem.

Defensora da formação contínua e autonomia das escolas, exige um reforço claro do investimento público e o envolvimento das organizações sindicais na definição de prioridades formativas.
A FNE alerta ainda para o risco de facilitar o acesso à profissão sem garantir qualidade formativa, o que pode desvalorizar a carreira docente e prejudicar a qualidade das aprendizagens. A “adequação às necessidades do sistema” não pode significar precarização ou diminuição das exigências. “A profissionalização em serviço deve ser rigorosamente regulada”, afirma.

Sobre a realização de contratos-programa com instituições de ensino superior para responder à falta de professores, a FNE considera “essencial planear com visão estratégica”, mas alerta que o “planeamento deve começar pela valorização efetiva da profissão”. Só assim, defende, se atrairão novos candidatos que, à saída do Ensino Secundário. “Sem resolver as causas da saída e desmotivação dos atuais professores, a resposta futura será sempre limitada”, salienta.

A FNE considera imprescindível uma profunda revisão do atual modelo de avaliação, mas com base em “princípios de justiça, simplificação e valorização formativa”.

“Qualquer referencial deverá ser negociado com os sindicatos e não pode continuar a alimentar desigualdades nem a depender de mecanismos administrativos criadores de injustiças e que pretendem apenas limitar/controlar as progressões na carreira, sem qualquer preocupação com a melhoria das práticas”, afirma.

A federação defende a implementação de um regime de concursos que assegure “estabilidade, previsibilidade e respeito pela vinculação de todos os docentes com horários anuais e completos”. Reconhece, por outro lado, a importância da valorização do cargo de Diretor, mas defende que essa valorização deve ser enquadrada numa perspetiva global de valorização das funções de liderança no contexto escolar e não pode ser feita à custa da fragmentação da carreira docente.

Por fim, é a favor da revisão urgente do Estatuto do Aluno e Ética Escolar, estabelecido pela Lei n.º 51/2012. É preciso “tolerância zero à indisciplina e violência nas escolas”, conclui.


Notícias Relacionadas

Carreira dos professores

Carreira dos professores

Hoje os professores recuperam mais uma parte do tempo de ser...

1 Julho 2025

FNE reage aos resultados da auditoria pedida pelo MECI sobre falta de professores

FNE reage aos resultados da auditoria pedida pelo MECI sobre falta de professores

ANTENA 1 | Incrédulo. O Secretário-Geral da Federação N...

30 Junho 2025

Ministro da Educação pede contributo dos profissionais e dos professores para acabar com a sobrecarga administrativa

Ministro da Educação pede contributo dos profissionais e dos professores para acabar com a sobrecarga administrativa

O ministro da Educação pediu esta tarde, o contributo dos ...

30 Junho 2025

Telemóveis vão ser proibidos só no recreio ou alunos podem usar na sala de aula?

Telemóveis vão ser proibidos só no recreio ou alunos podem usar na sala de aula?

O ministro da Educação, Fernando Alexandre, esclareceu ...

30 Junho 2025

Voltar