25 Maio 2025
Destaques
O Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN) promoveu, nos dias 23 e 24 de maio de 2025, a sua Conferência de Organização, sob o mote “‘Re’pensar a Profissão Docente e o nosso Papel na Era da Complexidade e da Artificialidade”. O evento decorreu no Auditório da AEP, em Matosinhos, e reuniu cerca de 150 docentes, investigadores, especialistas em educação e dirigentes sindicais, num momento marcante de reflexão, debate e construção coletiva.
Num tempo de rápidas transformações sociais, tecnológicas e educativas, o SPZN desafiou a classe docente e os dirigentes sindicais a olhar criticamente para os novos contextos e a (re)afirmar o seu papel na construção de uma educação de qualidade.
O programa da conferência foi diversificado, com sessões plenárias, mesas-redondas e painéis temáticos que abordaram as grandes questões da atualidade educativa, o futuro da profissão docente e o papel do sindicalismo na defesa dos direitos dos professores.
23 de maio: Abertura com emoção, história e reflexão
Os trabalhos iniciaram-se com um momento musical, em que foi apresentada a canção “Norte da Esperança”, interpretada por Pedro Barreiros e produzida por Rodolfo Cardoso, criada especialmente para o evento. Seguiu-se a abertura oficial, com intervenções de Pedro Barreiros, Presidente da Direção do SPZN, e de João Dias da Silva, Presidente do Conselho Geral.
Um dos momentos simbólicos do dia foi a apresentação do livro “50 Anos, 50 Histórias”, pela professora Maria Arminda Bragança e pelo autor Nélson Soares, um registo precioso da história e da memória do SPZN.