18 Janeiro 2016
Destaques
A pedido da Assembleia da República, no âmbito da Comissão de Educação e Ciência, e do Conselho Nacional da Educação, a FNE vai ser ouvida sobre os projetos de lei referentes ao acesso à profissão docente e à Prova de Avaliação de Conhecimentos - PACC.
No âmbito destas audições, a FNE elaborou um Parecer onde apresenta um conjunto de reflexões sobre estas matérias e onde deixa claro que esta prova de acesso foi criticada e rejeitada pela FNE desde o início, sendo esta rejeição consubstanciada em diversas ações de protesto enquadradas pela campanha "todos contra aprova" que decorreu em todo o território nacional com a adesão de milhares de docentes.
A FNE mantém neste momento a mesma posição que teve desde que a PACC foi criada e que é de rejeição da mesma por entendermos que se trata de mecanismo inútil e que não introduz qualidade ao sistema de ensino.
Por isso, a FNE entende que a formação inicial de docentes deve ser reexaminada, ao nível dos seus conteúdos e da sua organização, sendo indispensável nomeadamente que esta integre uma prática pedagógica acompanhada, em contexto de sala de aula.
Em relação ao período de indução, a FNE entende que este deve ser estabelecido com a exigência de que tenha a duração de dois anos letivos, contando com a orientação de docentes com experiência e com formação na área da supervisão pedagógica.
Notícias Relacionadas
Inscrição em formações temporariamente indisponível
Informamos que, devido a problemas alheios ao SPZN, as inscr...
18 Janeiro 2016
CNN - Comentário de Pedro Barreiros ao Programa de Governo
CNN | Em declarações à CNN Portugal, Pedro Barreiros, Se...
18 Janeiro 2016
SPZN celebra 50 anos com conferência que junta os antigos presidentes
No âmbito das comemorações dos seus 50 anos de existênci...
18 Janeiro 2016
Apoio aos Sócios - Concursos 2024
Concursos 2024: de 10 a 16 de abril No Aviso n.º 6468-A/20...
18 Janeiro 2016