secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Guião para a legislatura 2015-2019


31 Agosto 2015

Destaques

Guião para a legislatura 2015-2019

A UGT, enquanto Central Sindical livre, autónoma, democrática e plural, nunca se envolveu, nem envolverá nos processos eleitorais em curso, entendendo que essa é uma matéria que, sendo importante, cai claramente fora do seu importante papel no sistema democrático.

No entanto, não podemos ignorar, enquanto Central reivindicativa e propositiva, os ciclos eleitorais, porque também eles, e as opções assumidas em cada novo ciclo governativo, influenciam e determinam a nossa intervenção sindical.

Neste momento, em que se encontra em curso o processo que conduzirá às eleições legislativas, e em que necessariamente os vários partidos políticos se encontram a preparar os seus programas eleitorais, os órgãos da UGT entenderam ser fundamental congregar num único documento aquelas que são as suas propostas, reivindicações e opções fundamentais e estruturantes para o período da próxima legislatura.

Este é assim um documento que, em primeira linha, é dirigido aos partidos políticos que, no exercício de funções governativas e na sua actividade parlamentar, serão, como lhes compete, os responsáveis pela elaboração e implementação das políticas que determinarão o curso e o posicionamento de Portugal nos próximos 4 anos.

Mas este é um documento que é também dirigido à sociedade em geral, constituindo-se como um contributo para a discussão e o debate democráticos.

E, não esqueçamos nunca, este é um documento dirigido também a todos os trabalhadores portugueses, que representamos e que defendemos, junto dos quais reafirmamos também a posição da UGT como um parceiro responsável, credível, propositivo e empenhado no futuro do País e na defesa dos seus direitos e na concretização de uma sociedade em que o trabalho digno para todos seja uma realidade.

Ao apresentar este Guião, a UGT reafirma aquelas que são as grandes opções e linhas de actuação que resultaram do seu último Congresso, realizado em Abril de 2013.

Muito aconteceu desde então, muitas foram as situações que conseguimos minimizar e inverter, mas sobretudo sentimos que muitos foram os sacrifícios impostos aos trabalhadores, reformados e pensionistas, agravando a pobreza e as desigualdades no nosso País, importando revisitar e dar actualidade às prioridades da Central.

Findo o programa de ajustamento, e tendo presente a maior margem de soberania que terá o próximo Governo, este documento reapresenta aquela que sempre foi a estratégia central da UGT, de aposta no crescimento e no emprego como a única saída viável para Portugal e para a Europa, como alternativa a uma austeridade cega e imposta sempre aos mesmos.

As alterações à legislação laboral, prejudiciais para os trabalhadores, as mudanças unilaterais na segurança social, o empobrecimento dos portugueses, o ataque aos trabalhadores da Administração Pública e do Sector Empresarial do Estado, as pressões para o desmantelamento do Estado Social, a insustentável carga fiscal sobre os rendimentos do trabalho e a desvalorização do diálogo social são hoje realidades inquestionáveis e que não podem deixar de estar presentes no debate imediato e na definição das opções políticas para os próximos anos.

O documento congrega e consolida, num trabalho da UGT em que o espírito democrático resulta também da ampla participação dos sindicatos filiados na sua elaboração, as nossas soluções e propostas prioritárias para a próxima legislatura e para os problemas concretos dos trabalhadores.

Mas este Guião extravasa o próprio quadro da próxima legislatura, na medida em que defendemos que hoje, porventura mais do que nunca, se impõem a criação de consensos e assumpção de compromissos de mais longo prazo, os quais exigem um diálogo político e um diálogo social sérios que garantam a estabilidade e a previsibilidade necessárias nas áreas centrais do Estado Social, que todos defendemos e queremos preservar.

Nesse sentido, acima de tudo, este Guião é um desafio. Um desafio a todos e para todos.

Para os partidos políticos, para a sociedade civil, para os trabalhadores, para os nossos parceiros patronais, para todo o movimento sindical e, porque nos vemos como parte da solução, para a própria UGT.

Este Guião para a Legislatura é a forma da UGT afirmar que estará presente com a disponibilidade, o empenho, a responsabilidade e o compromisso que fazem parte da sua matriz sindical.

Hoje como sempre, na defesa de Portugal e dos trabalhadores portugueses.

O SECRETÁRIO-GERAL DA UGT

CARLOS SILVA

GUIÃO PARA A LEGISLATURA 2015-2019 – pdf


Notícias Relacionadas

Inscrição em formações temporariamente indisponível

Inscrição em formações temporariamente indisponível

Informamos que, devido a problemas alheios ao SPZN, as inscr...

31 Agosto 2015

CNN - Comentário de Pedro Barreiros ao Programa de Governo

CNN - Comentário de Pedro Barreiros ao Programa de Governo

CNN | Em declarações à CNN Portugal, Pedro Barreiros, Se...

31 Agosto 2015

SPZN celebra 50 anos com conferência que junta os antigos presidentes

SPZN celebra 50 anos com conferência que junta os antigos presidentes

No âmbito das comemorações dos seus 50 anos de existênci...

31 Agosto 2015

Apoio aos Sócios - Concursos 2024

Apoio aos Sócios - Concursos 2024

Concursos 2024: de 10 a 16 de abril No Aviso n.º 6468-A/20...

31 Agosto 2015