secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

O desafio é sermos professores!


8 Maio 2016

Destaques

O desafio é sermos professores!

As novas tecnologias e as estratégias para inovar em contexto de sala de aula foram os temas que dominaram a manhã da Convenção. João Cunha, professor do Agrupamento de Escolas de Freixo, em Ponte de Lima, trouxe ao debate sobre "Como as Escolas Podem Inovar na Sala de Aula" o exemplo de uma instituição que, apesar de inserida num meio rural e desfavorecido, está integrada no projeto da Microsoft, o Office 365, que permite à escola fazer parte de uma rede mundial de escolas que estabelecem contactos entre si.

 


A utilização das novas tecnologias e a capacidade de as integrar nas aulas e na aprendizagem foi o tema desenvolvido neste painel. Esta escola é reconhecida pela Microsoft como um dos melhores exemplos de interação entre os conteúdos programáticos e as ferramentas tecnológicas. João Cunha explicou o porquê deste reconhecimento e defendeu que foi fundamental admitir dentro da comunidade escolar a necessidade de criar algo novo. Para este professor é preciso assumir e revelar o que de bom se faz nas nossas escolas. "Não somos piores ou melhores do que escolas de outros países, temos é realidades diferentes", defendeu.


No segundo painel da manhã falou-se sobre "Tecnologias do Presente e do Futuro", como orador esteve António Osório, da Universidade do Minho que conquistou a plateia com o seu bom humor. Foi em tom descontraído que falou de assuntos sérios, como por exemplo a dependência tecnológica que todos sofremos nos dias de hoje e a forma como as novas tecnologias estão a mudar a nossa vida e a tomar conta do nosso dia-a-dia. A palestra de António Osório serviu essencialmente para questionar, interrogar e provocar a plateia. "Como nos devemos preparar para o futuro é altamente especulativo", ironizou o professor da Universidade do Minho.


Da parte da tarde os participantes ficaram a conhecer com mais pormenor o projeto Fénix. Luísa Moreira, coordenadora do projeto, teve oportunidade de explicar as motivações que levaram à concretização desta ideia que surgiu no Agrupamento Campo Aberto, Beiriz, resultante de uma forte vontade em proporcionar condições para que todos os alunos possam efetuar aprendizagens e consolidar saberes. Mais do que combater o insucesso, interessa qualificar esse sucesso, dando-lhe novas dimensões e horizontes de sustentabilidade e criação de objetivos. O projeto Fénix tem como missão dar apoio a alunos que a dada altura do seu percurso escolar evidenciam algumas dificuldades de aprendizagem.

 


A principal mensagem que Luísa Moreira quis deixar foi a de que é possível mudar e construir algo de verdadeiramente positivo no combate ao insucesso e abandono escolar e na promoção do sucesso dos nossos alunos. "É uma escola onde tem de haver compromisso. É uma escola onde tem de haver autonomia", frisou A coordenadora do Projeto Fénix.

 


Seguiu-se uma breve intervenção sobre "Novas Dinâmicas de Aprendizagem para a Escola do Presente" a cargo de Maria Isabel Araújo e Carlos Lima Cunha da Escola Secundária Dom Manuel Martins, de Setúbal.


Os trabalhos finalizaram com uma comunicação e debate sobre "A Promoção do Sucesso Educativo como Condição Natural na Escola", a cargo de José Verdasca, da Universidade de Évora e que trouxe ao debate a ideia de insucesso zero, onde a escola tem autonomia para agir e reagir perante realidades menos favoráveis ao sucesso escolar. José Verdasca teve oportunidade de apresentar o projeto Escola Inteligente que está a ser desenvolvido em algumas escolas do Alentejo e em que as novas tecnologias estão ao serviço das aprendizagens dos alunos. A Universidade de évora é um dos parceiros do projeto.


A IV Convenção Nacional FNE/CONFAP/ANDAEP foi mais uma vez um sucesso e este ano introduziu uma novidade. Ao longo do dia de trabalho e reflexão foram introduzidos três momentos musicais e de dança: o primeiro com Vicente Silva, da Academia de Música e Artes de Rio Meão, com Guitarra Clássica; o segundo momento esteve a cargo do grupo Ensemble de Clarinetes da Academia de Música de Paços de Brandão, dos Escudeiros da Far e Queijo e da EB Farinheiro Fornos; finalmente e a terminar o dia de trabalhos, os participantes foram brindados com uma atuação dos Performance Gdancers, do BeFit Club Mozelos.


A Convenção Anual FNE/CONFAP/ANDAEP é um dos momentos mais importantes das três organizações, que ao longo dos últimos quatro anos têm desenvolvido esforços no sentido de encontrar o melhor rumo para o nosso sistema educativo, mobilizando professores, pais e diretores de escolas. Isso mesmo quiseram sublinhar nas suas breves intervenções de abertura e encerramento, João Dias da Silva pela FNE, Jorge Ascensão pela CONFAP e Filinto Lima pela ANDAEP.

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Cartaz   |   Programa


Artigos:

Mensagem do Presidente da República na abertura da IV Convenção FNE/CONFAP/ANDAEP

Melhoria da qualificação dos portugueses é o desafio para a educação - PR

IV Convenção FNE/CONFAP/ANDAEP

IV Convenção Nacional FNE/CONFAP/ANDAEP. Debate sobre o que as escolas estão a fazer e o que é preciso mudar

Abertas as inscrições para a IV Convenção Nacional FNE/CONFAP/ANDAEP

 

Multimédia:

Galeria de Fotos

Sessão de abertura (vídeo)   |   Sessão de encerramento (vídeo)

 


Notícias Relacionadas

Inscrição em formações temporariamente indisponível

Inscrição em formações temporariamente indisponível

Informamos que, devido a problemas alheios ao SPZN, as inscr...

8 Maio 2016

CNN - Comentário de Pedro Barreiros ao Programa de Governo

CNN - Comentário de Pedro Barreiros ao Programa de Governo

CNN | Em declarações à CNN Portugal, Pedro Barreiros, Se...

8 Maio 2016

SPZN celebra 50 anos com conferência que junta os antigos presidentes

SPZN celebra 50 anos com conferência que junta os antigos presidentes

No âmbito das comemorações dos seus 50 anos de existênci...

8 Maio 2016

Apoio aos Sócios - Concursos 2024

Apoio aos Sócios - Concursos 2024

Concursos 2024: de 10 a 16 de abril No Aviso n.º 6468-A/20...

8 Maio 2016