secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Proposta de calendário escolar harmoniza pré-escolar com 1.º ciclo


23 Maio 2017

Destaques

Proposta de calendário escolar harmoniza pré-escolar com 1.º ciclo

O projeto de calendário escolar para o próximo ano letivo harmoniza o ensino pré-escolar com o 1.º ciclo, o que corresponde a uma reivindicação dos sindicatos e a uma medida também defendida pelos diretores escolares.

A proposta do Governo, a que a agência Lusa teve hoje acesso, estabelece o início das aulas no período de 08 a 13 de setembro de 2017, terminando o primeiro período a 15 de dezembro para todos os ciclos de ensino.

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) alertou, entretanto, no seu parecer que o despacho proposto pelo Ministério da Educação deixa de garantir as atividades do pré-escolar até 30 de junho, terminando a 22 do mesmo mês, como nos restantes ciclos.

“Mais, deixando de garantir um período máximo de cinco dias úteis de interrupção letiva na altura do Natal e da Páscoa”, lê-se no documento a que a Lusa teve acesso.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, explicou que as educadoras de infância tinham de ficar na escola cinco dias para receber as crianças na altura do Natal e da Páscoa e que agora terão de ser as escolas e as autarquias a “encontrar soluções”.

De acordo com o calendário proposto às autarquias, o segundo período terá início a 03 de janeiro de 2018 e terminará a 23 de março. Haverá ainda uma interrupção letiva de 12 a 14 de fevereiro.

O documento prevê também a realização das provas de aferição do ensino básico, entre 02 de maio e 18 de junho, enquanto as provas finais do 3.º ciclo estão previstas para o período de 19 de junho a 27 de junho (primeira fase) e 19 de julho a 23 de julho (segunda fase).

Os exames nacionais do ensino secundário, de acordo com esta proposta, começam a 18 de junho e terminam a 27 de junho, na primeira fase. Na segunda, têm início a 18 de julho e término a 23 de julho.


Lisboa, 23 mai (Lusa) – AH // HB


 

ANMP apela a municípios para que colaborem com calendário escolar apresentado pelo Governo

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) sublinhou hoje a importância da harmonização do calendário escolar do pré-escolar com o do 1.º ciclo e apelou às autarquias para que cooperem com a solução proposta pelo Governo.

"A harmonização do calendário escolar é uma matéria importante", afirmou o presidente da ANMP, Manuel Machado, em declarações à agência Lusa, após a reunião de hoje do conselho diretivo da associação, realizada no Seixal.

De acordo com a proposta do Ministério da Educação de calendário escolar para o ano letivo 2017/2018, a que a Lusa teve hoje acesso, as atividades educativas do pré-escolar vão terminar a 22 de junho de 2018, à semelhança do 1.º ciclo, e não a 30 de junho, uma semana mais tarde, como se verifica este ano.

"É a primeira vez há bastantes anos que o calendário é apresentado à ANMP com tempo para ponderarmos. Existem aspetos positivos no projeto e temos consciência que alguns encargos acrescidos vão resultar da estratégia para o próximo ano", acrescentou o presidente da ANMP.

O responsável disse ainda que a ANMP vai apelar aos associados para cooperaram na solução apresentada pelo Governo, uma vez que foi dada a garantia de que o Ministério da Educação "acompanhará na reciprocidade correspondente os encargos que venham a ser necessários suportar".

Manuel Machado referia-se aos encargos que os municípios possam vir a ter pelo facto de o pré-escolar terminar as atividades mais cedo, em uma semana, tendo as autarquias de assegurar atividades de animação e de apoio à família até ao final do mês de junho.

"A harmonização é importante, é importante que se organize com tempo o calendário escolar e estamos em plena convergência de entendimento com aquilo que nos foi proposto pelo Ministério. É um passo positivo tratar as coisas de forma séria e atempadamente", sublinhou.

Seixal, Setúbal, 23 mai (Lusa)





Notícias Relacionadas

Inscrição em formações temporariamente indisponível

Inscrição em formações temporariamente indisponível

Informamos que, devido a problemas alheios ao SPZN, as inscr...

23 Maio 2017

CNN - Comentário de Pedro Barreiros ao Programa de Governo

CNN - Comentário de Pedro Barreiros ao Programa de Governo

CNN | Em declarações à CNN Portugal, Pedro Barreiros, Se...

23 Maio 2017

SPZN celebra 50 anos com conferência que junta os antigos presidentes

SPZN celebra 50 anos com conferência que junta os antigos presidentes

No âmbito das comemorações dos seus 50 anos de existênci...

23 Maio 2017

Apoio aos Sócios - Concursos 2024

Apoio aos Sócios - Concursos 2024

Concursos 2024: de 10 a 16 de abril No Aviso n.º 6468-A/20...

23 Maio 2017