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As Crianças do Século XXI - Investir no Intercâmbio de Boas-Práticas e em Aprendizagens Mútuas


1 Junho 2016

Formação

As Crianças do Século XXI - Investir no Intercâmbio de Boas-Práticas e em Aprendizagens Mútuas
O CFProf realiza no próximo dia 18 de junho de 2016 no Porto (Auditório do SPZN) uma ação de formação de curta duração que tem como destinatários, Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico.


Razões justificativas da ação

Com esta ação pretende-se que os educadores e professores questionem a sua cultura docente, investindo no intercâmbio de práticas bem sucedidas e em aprendizagens mútuas, tendo em conta as características gerais das crianças do século XXI.

A estratégia de formação exige repensar práticas pedagógicas e posturas organizacionais que estimulem e desenvolvam atitudes autónomas, participativas e colaborativas, com base em conceitos como reflexividade e autonomia, possibilitando a emergência de processos de ensino mais criativos e inovadores, incluindo o empreendedorismo, a todos os níveis de ensino e educação.


Objetivos a atingir

Com esta proposta ação pretende-se:

• Problematizar o paradigma cultural/educativo contemporâneo

• Focar o trabalho docente em processos de articulação e sequencialidade curricular em prol do desenvolvimento integral da criança e do aluno

• Permitir uma maior consciência do trabalho docente realizado e suas implicações

• Aumentar a sensibilidade pedagógica dos docentes envolvidos o Desenvolver a cultura da cooperação entre pares.

• Estimular a competência formativa, implicando os docentes no questionamento e na reconfiguração de práticas profissionais


Formadora: Daniela Gonçalves

Licenciada em Filosofia e Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, possui uma pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores. Entre 2006 e 2010 obteve um Diploma de Estudos Avançados em Análise e Intervenção Educacional e realizou Doutoramento em Teoria e História da Educação, na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Vigo. É investigadora integrada no Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e na Tecnologia Educativa. É Professora-adjunta na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti desde 2004, onde é coordenadora do Departamento de Formação de Professores, diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Presidente do Conselho Pedagógico. Colabora com várias escolas na região do grande Porto (Agrupamento de Escolas do Viso, Agrupamento de Escolas de Campo, Agrupamento de Escolas de Aver-O-Mar, Escola Secundária Augusto Gomes, entre outras) e com a equipa do Mais Sucesso Escolar, nomeadamente o Projeto Fénix (apoiado pelo Ministério da Educação e Ciência), exerce funções de Perita externa no Agrupamento de Escolas do Cerco e colabora com a IGEC em atividades de Avaliação Externa de Escolas. É ainda Coordenadora Pedagógica do 1º CEB no Colégio Novo da Maia.

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