A FNE e a Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho (AFIET) organizam no próximo dia 17 de outubro de 2024, pelas 18h00m, o webinário “Não seja uma vítima - Seja mais esperto do que um hacker”, que vai contar com o Professor Catedrático da Universidade Fernando Pessoa, Luís Borges Gouveia como orador convidado, para uma conversa moderada por Pedro Brandão, Secretário-Nacional Avocado da FNE.
O Mês Europeu da Cibersegurança celebra-se anualmente durante o mês de outubro. O objetivo desta data é sensibilizar para as ameaças à cibersegurança, promover a mesma entre os cidadãos e as organizações, fornecendo-lhes, através da educação e da partilha de boas práticas, informações sobre a forma de se protegerem em linha.
O tema deste webinário - “Não seja uma vítima - Seja mais esperto do que um hacker” - refere-se aos conhecimentos e ferramentas de que necessitamos para nos protegermos dos cibercriminosos. O webinário visa aumentar a literacia sobre o tema da cibersegurança e alerta para o mundo da Engenharia Social, onde são utilizadas táticas de manipulação inteligentes para violar as defesas de segurança do utilizador.
Inscreva-se em: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_JediHisxQ7WUy-NIHg9_Uw
Orador
Luis Borges Gouveia é Professor Catedrático na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa, investigador integrado no Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) da FLUP, onde integra o grupo de investigação “Informação, Comunicação e Cultura Digital”, colaborador do grupo de I&D LIACC - Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, FEUP. Colabora ainda em iniciativas de formação com o Instituto Nacional de Defesa e é Auditor de Defesa Nacional desde 2007.
É doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, no Reino Unido, mestre em Engenharia Eletrónica e de Computadores pela Universidade do Porto e licenciado em Informática e Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense. Possui ainda a agregação em Engenharia e Gestão industrial, pela Universidade de Aveiro e um pós doutoramento em Ciência da Informação, pela Universidade do Porto.
Os seus interesses estão relacionados com o digital e como o seu uso e exploração pode beneficiar indivíduos e organizações. Possui presença na Web em
http://homepage.ufp.pt/lmbg/