SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Portugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

Concurso de Vinculação: Falsa Partida!


12 novembro 2025

Notícias FNE

Concurso de Vinculação: Falsa Partida!

A Federação Nacional da Educação (FNE) lamenta que o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) tenha protagonizado uma verdadeira “falsa partida” no processo do concurso extraordinário de vinculação docente.

No dia 30 de outubro de 2025, a FNE expressou publicamente e diretamente junto do MECI a sua profunda surpresa e preocupação face à ausência injustificada de vagas, em especial no grupo de recrutamento de Físico Química (510), e exigiu esclarecimentos urgentes sobre os critérios que sustentaram tal decisão, reclamando a correção imediata da portaria de vagas que deixava de fora necessidades reais das escolas.

Na altura, o MECI contestou a denúncia da FNE, justificando a ausência de vagas no grupo de Físico Química com o argumento de que não tinham sido identificadas necessidades significativas nos Quadros de Zona Pedagógica (QZP) das regiões mais carenciadas, alegando ainda a existência de docentes disponíveis em reserva de recrutamento.

Porém, a publicação de uma nova portaria de vagas, agora anunciada, confirma exatamente o que a FNE havia alertado: as vagas iniciais foram mal apuradas e a análise das necessidades das escolas foi, no mínimo, incompleta e precipitada.

No passado dia 10 de novembro, foi publicada a declaração de retificação: Declaração de Retificação n.º 1032-A/2025/2  sobre o Concurso Externo Extraordinário que passa a contar com um prazo que termina às 23:59 do dia 21 de novembro. Este alargamento de prazo acontece na sequência da alteração à Portaria de Vagas, provocada pela chamada de atenção da FNE (consultar aqui).

Com esta correção, o MECI não reconhece o erro, não explica as razões que estiveram na origem da situação, nem responde a quem alertou atempadamente para o problema.

Lembramos que a Portaria n.º 379-A/2025/1, de 7 de novembro, que procede à primeira alteração à Portaria n.º 365-A/2025/1, de 23 de outubro, fixa as vagas dos quadros de zona pedagógica (QZP) com maior carência para o concurso externo extraordinário de seleção e recrutamento de docentes do ano letivo de 2025/2026, previsto no Decreto-Lei n.º 108/2025, de 19 de setembro, ajustando-as às atuais necessidades nos grupos de recrutamento mais carenciados.

A FNE considera que a transparência, o rigor e a responsabilidade devem ser princípios inalienáveis em todos os concursos públicos e exige que o MECI reveja os seus procedimentos, garantindo justiça no acesso à vinculação.

Mais uma vez, a FNE reafirma que ouvir e valorizar as organizações representativas dos Professores é a melhor forma de evitar erros, reforçar a confiança e garantir justiça nas decisões.


Notícias Relacionadas

FNE apresenta 10 garantias para recuperar a confiança nos Exames Nacionais de 2027

FNE apresenta 10 garantias para recuperar a confiança nos Exames Nacionais de 2027

Na sequência dos problemas verificados durante o proces...

4 agosto 2026

FNE considera propostas do Governo insuficientes na revisão do regime do Ensino Português no Estrangeiro

FNE considera propostas do Governo insuficientes na revisão do regime do Ensino Português no Estrangeiro

A FNE, representada por Paulo Fernandes, Secretário-Geral...

3 agosto 2026

Jornal FNE - julho 2026

Jornal FNE - julho 2026

A edição de julho 2026 do JORNAL FNE já está dispon...

3 agosto 2026

FNE envia primeira reação à proposta do MECI para a revisão do Regime de Autonomia e Gestão Escolar

FNE envia primeira reação à proposta do MECI para a revisão do Regime de Autonomia e Gestão Escolar

A Federação Nacional da Educação (FNE) enviou ao Minis...

30 julho 2026

Voltar