11 Outubro 2023
Atualidade
A Federação Nacional da Educação (FNE) vai lançar entre os dias 13 e 20 de outubro uma Consulta Nacional online a Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário no Continente e nas Regiões Autónomas, para avaliar, de forma detalhada, as condições em que está a decorrer a abertura do presente ano letivo de 2023/2024.
Com os resultados deste questionário, a FNE pretende perceber e conhecer a evolução das perceções sobre os problemas identificados em consultas anteriores e reunir os argumentos dos educadores e professores para reforçar as suas reivindicações junto do Governo, no sentido da melhoria das suas condições de vida e de trabalho.
Depois da consulta de julho relativa ao balanço do ano letivo 2022/2023, que revelou como principais preocupações dos docentes o excesso de trabalho e uma excessiva carga burocrática, a FNE procura agora avaliar o estado da educação nacional, depois dos inúmeros percalços da tutela na Mobilidade por Doença, no diploma das habilitações e nas injustiças e inconsistências geradas pelo Decreto-Lei nº 74, de 25 de agosto de 2023, um autêntico acelerador de ultrapassagens.
Em vésperas da apresentação do OE2024, a FNE relembra que é obrigatório mais investimento na educação, que permita a valorização dos seus profissionais, melhores condições para o ensino-aprendizagem, recursos adequados para as escolas, um bem-estar físico e emocional permanente e a paz social no setor.
Este é mais um ano letivo em que se exige empenho, dedicação e profissionalismo aos docentes portugueses, tanto em território nacional como no Ensino Português no Estrangeiro (EPE). Os educadores e professores portugueses estão prontos para garantir um desempenho de elevada qualidade, mesmo em ocasiões desafiantes e de confronto com enormes problemas estruturais no sistema educativo e no desenvolvimento da carreira docente.
Esta Consulta Nacional estará disponível no site da FNE entre 13 e 20 de outubro de 2023. Os resultados serão divulgados posteriormente, em data a anunciar.
Porto, 11 de outubro de 2023
A Comissão Executiva da FNE
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehjMgR4wTF7h7Xz_gUNh6BzuBbtbMeQnlY-eS7iSm6GbkbgQ/viewform
Notícias Relacionadas
Professores surpreendidos com altas taxas de retenção e descontos milionários de IRS no salário deste mês
Há docentes com taxas de retenção na fonte acima dos 44% ...
22 Novembro 2024
Medicina do Trabalho - Um passo em direção à valorização dos profissionais da Educação.
A Federação Nacional da Educação, FNE, congratula-...
23 Outubro 2024
Plano de ação para a Comunicação Social
UGT exige debate público e diálogo com os sindicatos Po...
15 Outubro 2024
Professores exigem justiça: FNE entrega abaixo-assinado ao MECI com 4.269 assinaturas
A Federação Nacional da Educação (FNE) entregará...
13 Outubro 2024