secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Ação de Formação de curta duração


22 Fevereiro 2016

Distritais

Ação de Formação de curta duração

Razões justificativas da ação

A escola enquanto organização de pessoas têm na empatia das relações interpessoais a pedra angular da Relação Pedagógica. A escola que ensina e aprende deve fundar-se num clima profissional de escola motivador, colaborante, reflexivo. O conflito, inerente a todas as organizações, pode provocar a toxidade do habitat profissional dos professores. A leitura da situação através da Inteligência Emocional potencia o êxito na gestão e resolução desses conflitos relacionais.

As relações profissionais interpares devem ser estimuladas pelos objetivos comuns, pelo trabalho solidário, pelo compromisso ético com a melhoria. Adquirir e desenvolver competências de Inteligência Emocional enquanto ferramentas indispensáveis à relação entre professores onde todos partilham (conhecimento e experiência) para aprender, é investir no desenvolvimento pessoal e na melhoria profissional. Aplicar essas competências na relação pedagógica com os alunos é um investimento na construção de ambientes estimulantes que facilitam a aprendizagem, despistam problemas disciplinares e fazem uma mediação assertiva de conflitos.

Refletir sobre como potenciar a Inteligência Emocional é, pois, majorar dois dos maiores instrumentos de trabalho de um professor: a perceção multidimensional do outro e a comunicação.

 

Objetivos a atingir

- Desenvolver um momento de formação, assente numa lógica de reflexão sobre como colocar a Inteligência Emocional ao serviço da relação profissional interpares e da relação pedagógica com os alunos;

- Promover um espaço de debate, assente na partilha de ideias, práticas e reflexões a partir de bases teóricas apresentadas e hipotéticos casos práticos;

- Desenvolver capacidades de análise e diagnóstico de situações-problema que usem a Inteligência Emocional na procura de estratégias de resolução e no momento da decisão relacional e /ou pedagógica;

- Fomentar uma visão de colaboração e reforço do questionamento reflexivo para a valorização da relação empática na construção de novos cenários de entreajuda e na promoção do sucesso profissional e educativo.

 

Formadora: Ana Paula Sousa Pinto Almeida e Silva

Licenciada em Filosofia, Mestre em Ciências da Educação com especialização em Supervisão Pedagógica e Avaliação do Desempenho Docente

Pós – graduação em Supervisão Pedagógica Formadora de Formadores certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de

Professores , com especialização nas áreas de formação de Avaliação ( alunos, professores, escola) ,

Projetos Educativos , Relação Pedagógica e Didática da Filosofia.

Consultora do Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas (S.A.M.E)

Professora do Ensino Secundário

Experiência em diferentes cargos das lideranças pedagógicas intermédias

 

Dia 12 de março de 2016
Local: Hotel Eurostars Heroísmo - PORTO

Consulte AQUI o Cartaz em formato PDF

 

 

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO EM WWW.CFPROF.COM


Notícias Relacionadas

Delegação de Penafiel celebrou 50 anos do SPZN com tertúlia literária

Delegação de Penafiel celebrou 50 anos do SPZN com tertúlia literária

No passado dia 11 de maio, o auditório do Pavilhão de Feir...

22 Fevereiro 2016

Entre o Passado e o Futuro: Distrital de Viana promoveu tertúlia sobre o que é ser Professor

Entre o Passado e o Futuro: Distrital de Viana promoveu tertúlia sobre o que é ser Professor

No âmbito das comemorações dos 50 anos do Sindicato dos P...

22 Fevereiro 2016

Distrital de Braga promove sessão

Distrital de Braga promove sessão "Descentralização de competências, que caminhos?”

A Direção Distrital de Braga do Sindicato dos Professores ...

22 Fevereiro 2016

Distrital de Bragança juntou 150 pessoas na celebração dos 50 anos do SPZN

Distrital de Bragança juntou 150 pessoas na celebração dos 50 anos do SPZN

No dia 30 de abril de 2024, a Direção Distrital de Bragan...

22 Fevereiro 2016