25 Setembro 2022
Distritais
Neste tempo histórico/educativo de conhecimento “líquido” considera-se que a formação não deve parar nos períodos em que se obtém uma determinada qualificação, nem reduzir este processo aos contextos de ensino formal. Desta forma, investir na reflexão e na formação apresenta-se como um processo vital de um profissional docente. São muitas as temáticas em debate quando se aborda “a questão docente”. O erro, frequentemente reiterado, é abordar soluções de forma isolada e desconexa, quando, na nossa apresentação, “a questão docente” deve ser tratada como uma constante e abordar um vasto número de fatores com relações complexas entre si.
Com esta ação é nossa pretensão questionar profundamente o tempo educacional presente, tendo em conta as memórias – passado – e a possibilidade de vislumbrar novos cenários – futuro, assumindo que os professores não são super-heróis, não obstante necessitarem de superpoderes para responder aos desafios que lhe são colocados no tempo hodierno.
Conteúdos
Objetivos
Com esta proposta ação pretende-se:
Alguns dados profissionais da oradora convidada:
Licenciada em Filosofia (1999) e Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2002), possui uma pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (2007) e uma pós-graduação em Neuroeducação (2016). Entre 2006 e 2010 obteve um Diploma de Estudos Avançados em Análise e Intervenção Educacional e realizou Doutoramento em Teoria e História da Educação, na Faculdade de Ciências de Educação da Universidade de Vigo (2010).
É investigadora integrada no CIDTFF da Universidade de Aveiro e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica e Abordagens/Metodologias de Aprendizagem Inovadoras. Integra ainda um grupo de investigação na Universidade Autónoma de Madrid – SieP (Saúde, Inclusão, Equidade e Pedagogia) e coordena uma linha de pesquisa na Universidade Federal do Rio de Janeiro no Brasil.
É Professora-adjunta na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti desde 2004, onde é coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores, diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, diretora do Mestrado em Educação, diretora da Pós-Graduação em Inovação e (trans)Formação Educacional e Presidente do Conselho Técnico-científico.
Colabora, enquanto consultora pedagógica, com várias escolas na região do grande Porto e com a equipa do Mais Sucesso Escolar, nomeadamente o Projeto Fénix (apoiado pelo Ministério da Educação). Colabora com a Inspeção Geral da Educação e Ensino (IGEC) em atividades de avaliação externa de escolas e com a ANQUEP na verificação da atribuição do selo de qualidade EQAVET (ensino profissional).
Email: dag@esepf.pt
https://www.cienciavitae.pt/AF1F-74D8-5462
CONFERÊNCIA: Tempo(s) do(s) Professor(es) e superpoder(es)
(Acreditada com Ação de curta duração pelo CFprof)
Horário: 10h00 - 13h00 (3horas)
Data: 5 de outubro de 2022
Local: Auditório do Museu de Artes Decorativas de Viana do castelo
Destinatários: A ação de curta duração tem como destinatários Educadores/as de Infância, Professores/as do Ensino Básico e Secundário e outros profissionais de educação.
INSCRIÇÕES
Contacte as Delegações Regionais do SPZN de:
- Viana do Castelo
- Monção
- Ponte de Lima
Incrições limitadas!
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