11 Janeiro 2025
Ação Social e Cultural
Ano novo, caminho antigo…
A iniciar 2025, nos dias 11 e 12 de janeiro, o SPZN junta um grupo de caminheiros, acompanhados e orientados pelo Professor Manuel Araújo e pela Professora Manuela Felício, calcorreando o Caminho Inglês de Santiago de Compostela.
O que hoje conhecemos como Caminho Inglês desenha um Y até Compostela com dois ramais que iniciam respectivamente na Corunha (73 km) e Ferrol (113 km).Desde o séc. XII chegam por mar peregrinos britânicos, irlandeses, flamengos, germanos ou nórdicos, daí continuando a sua peregrinação até ao túmulo do Apóstolo.
1ª Etapa: Ferrol - Neda
Iniciamos o nosso Caminho no Porto e viajamos de autocarro até Ferrol, com chuva e nevoeiro. Mas Ferrol esperava-nos com sol, prometendo um itinerário cheio de atrativos e história, belas paisagens e muito convívio, camaradagem e boa disposição. Partindo do porto da Marina de Ferrol, no Km 0, percorremos as ruas do seu centro histórico, com as suas belas varandas envidraçadas, as urbanizações e a zona da Armada e dos estaleirosportuários. O Caminho segue percorrendo as margens da Ria de Ferrol, com belas paisagens numa tarde solarenga. Destacamos o Mosteiro de S. Martiño do Couto, o Moiñodas Aceas e, já em Narón, o Túnel de Arte Urbana dedicado ao Caminho Inglês e que dá início ao magníficoPaseo Maritimo de Narón/Xubia. Atravessando a bela ponte pedonal chegamos ao Albergue de Peregrinos de Neda terminando um magnífico dia ensolarado de inverno. Com a noite e o frio a chegar, o autocarro levou-nos a Minõ para a pernoita.
2ª Etapa: Neda – Pontedeume – Miño
Apesar de frio, o dia oferecia-se solarengo. Voltamos ao Caminho, percorrendo Neda, onde destacamos a Igreja de Santa Maria de Neda e o seu cruzeiro, a Rua Real de Neda, com as antigas casas de arcadas, algumas ainda ostentando a data de edificação nas empenas (1786!), a pequena Praça do Conselho e a Igreja de S. Nicolau de Neda, com o seu cruzeiro, (considerado um dos mais antigos da Galiza), assim como uma bela escultura de madeira de S. Nicolau (obra de arte feita a partir de uma árvore que existia no adro). Continuamos percorrendo os povoados, subindo em altitude, e na zona de Fene já se nos oferecia uma bela paisagem sobre a Ria de Ferrol, destacando-se as grandes indústrias na sua margem. Voltamos aos povoados entre zonas mais rurais e dispersas às mais urbanas e movimentadas até Cabanas. Atravessando a bela ponte de pedra sobre o rio Eumechegamos a Pontedeume, apreciando o Torreão dos Andrade e a igreja barroca de Santiago. Após uma pausa retemperadora para almoço, atravessamos o centro histórico, com as suas ruas estreitas, becos e praças, com altos edifícios antigos em arcadas e com as típicas varandas envidraçadas. Sempre subindo, deixamos para trás a urbe e entramos num trilho florestal que nos levouaté ao final da jornada. Bem foi necessário o ar limpo e fresco do bosque para oxigenar os corpos e as pernas, já sofridas. Cansados de corpo, mas felizes de alma e coração, regressamos em segurança ao nosso Porto, já a pensar na próxima etapa…
Notícias Relacionadas
Caminho Inglês para Santiago 3ª e 4ª etapa
CAMINHO INGLÊS - 15 e 16 de fevereiro de 2025 - SPZNNa me...
14 Março 2025
Caminho da Geira e dos Arrieiros
Caminho da Geira e dos ArrieirosAs inscrições são para s...
12 Março 2025
Caminho de Fátima pela costa 12ª e última etapa
No dia 7 de Dezembro de 2024, depois de atravessar um troço...
25 Fevereiro 2025